a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Sócrates arrumou Fenprof


Na entrevista o DN e à TSF, a certa altura a questão da avaliação dos professores é levantada. Sócrates logo anuncia que o governo está a cumprir a sua parte do acordo e tece considerações sobre os sindicatos não quererem respeitar o entendimento que haviam assinado.

Se alguém ainda disso duvidasse, fica a evidência de que o memorando de entendimento foi um tiro nos pés. Com meia dúzia de palavras, Sócrates arrumou Mário Nogueira e a Fenprof.

Receosos de perder o controlo da vontade dos "professores", a Fenprof desmarca-se dos movimentos que haviam anunciado uma manif para o dia 15 de Novembro e marcou uma outra para o dia 8. Adivinham-se as habituais palavras de ordem, com os habituais resultados.

No meio destes jogos de poder, a educação é acessória, mais um instrumento. E no entanto, o empenho da classe docente vai para a consolidação do modelo de avaliação, esse mesmo posto em memorando de entendimento. Modelo de avaliação onde, notavelmente, importam mais as métricas do número de aprovações do que as do conhecimento adquirido. Já repararam como a ênfase é colocada em quantos alunos são passados em vez de ser no que eles aprenderam?


5 comments :

  1. José Lopes disse...
     

    Tenho muito más experiências com avaliações, mesmo não sendo professor, por isso desconfio quase sempre dos métodos e de alguns avaliadores.
    Cumps

  2. Pata Negra disse...
     

    Os bancos forem dos primeiros a implementar os sistemas de avaliação por objectivos - os resultados estão aí.
    Um abraço inavaliável

  3. João Sá disse...
     

    Como seria bom se tudo fosse assim tão simples.

    Avalio-me, logo de manhã, quando me olho ao espelho!
    Classifico-me quando penso se sou bonito ou feio!
    Nem todos os dias penso o mesmo...

  4. Anónimo disse...
     

    Já nos habituámos à estratégia do PM. Quem está no terreno sabe que o incumprimento do acordo partiu do Me e dos seus representantes na escola - alguns CE. Quando uma parte não cumpre, a outra pode denunciar o acordo.

  5. Anónimo disse...
     

    Socrates pode dizer o que lhe vier à cabeça. O meu raciocínio é: se ele diz, é porque é mentira ou é para nos tramar.

Enviar um comentário